RendaLab

Como testar o nome do seu negócio?

Depois de passar dias gerando ideias, é chegada a hora de testar o nome do seu negócio e se certificar de que é mesmo uma boa opção – ou seja, tentar reduzir os problemas futuros que a escolha de um nome pode te trazer.

(Para mais informações sobre como achar um nome para o seu negócio, leia “Dicas para você pensar no nome do seu negócio“)

O ideal é ter algumas cartas na manga, assim se uma ideia não passar nos testes adiante, você pode ir pra próxima opção. Ou quem sabe fazer algum ajuste para tornar o nome escolhido ainda mais efetivo.

Como testar o nome do seu negócio?

Existem algumas considerações a se fazer para garantir que o nome do seu negócio ou domínio seja o mais efetivo possível.

Estou considerando aqui que o seu negócio terá um endereço online, afinal de contas, o foco aqui são negócios online. Mas as dicas valem para negócios físicos também.

Recomendo fortemente que o seu endereço online seja o mais próximo possível do nome do seu negócio. Na verdade, o ideal é que eles sejam idênticos.

Ou seja, no meu caso, o site se chama RendaLab. Logo, o domínio deve ser www.rendalab.com, ou www.rendalab.com.br. (melhor ainda se forem os dois). Tente evitar dar um nome diferente do seu domínio, pois isso vai causar confusão na cabeça das pessoas.

A seguir eu listo algumas considerações que eu acho relevantes na hora de decidir se o nome escolhido é um bom nome.

É claro que o nome não precisa passar em todos os pontos mencionados abaixo. Cabe a você tomar a decisão final. No entanto, quanto mais você respeitar essas considerações, maiores as suas chances de ter escolhido um bom nome para o seu negócio.

O que considerar ao escolher o nome do seu negócio/domínio:

Perspectiva Humana

Facilidade

Você quer que as pessoas falem e se lembrem do seu site e negócio, certo? Que tal então criar um nome fácil de dizer, ler, escrever e lembrar?

Já imaginou se duas pessoas estão conversando e uma delas comenta sobre o seu site, mas, na hora de dizer o nome, ela não lembra?

Tente diminuir as chances de confusão na compreensão do nome. Por exemplo as palavras sexta e cesta possuem a mesma pronúncia, mas significados bastante diferentes.

Tente também evitar formas não convencionais de escrever palavras, como o caso da palavra ‘krro’, referindo-se a palavra ‘carro’.

Leitura

Algumas combinações de palavras são confusas para leitura. É o caso da expressão ‘estavalendo’.

Não é possível dizer se é “estava lendo” ou “está valendo” se não tivermos outros dados para decidir.

Tente considerar também como o nome soa quando falado em voz alta.

Vale enviar a ideia a um amigo e perguntar qual é a primeira coisa que vem na cabeça ao ler/ouvir o nome.

Perspectiva de Marca

Domínio

Verifique se o nome está disponível para os domínios .com e .com.br. Eu não posso enfatizar isso o bastante!

O ideal é ter disponibilidade para os dois, caso não tenha, certifique que pelo menos um dos dois domínios esteja disponível.

Você já viu alguém te passar um site cujo endereço seja www.alguma_coisa.flog.br? Acho que não né… Pois bem, isso só tornará as coisas mais difíceis na hora de divulgar o seu site.

Clique aqui para verificar a disponibilidade de domínios .com.br

Clique aqui para verificar a disponibilidade de domínios .com

Singularidade

É importante que o seu site tenha um nome que se destaque dos demais. Evite nomes genéricos, que não possuem identidade, ex.: “Rede Social”.

Perspectiva de SEO

Relevância

Todo mundo quer estar em primeiro lugar no resultado do Google. A quantidade de tráfego que o seu site receberá se você estiver bem ranqueado pode ser muito alta.

Um bom caminho para isso é achar um nome que tenha a ver com o assunto do seu site. Isso não garantirá um bom posicionamento nas pesquisas, mas com certeza será um bom aliado.

Palavras chave

Para se posicionar bem nas pesquisas online, ter no nome do seu domínio uma ou mais palavras chave no assunto do seu site podem contribuir bastante.

Tente usar a ferramenta Google Keyword Planner para entender as palavras mais buscadas, ou quem sabe algumas alternativas para as palavras que você havia escolhido.

Está gostando deste texto? Cadastre-se na lista VIP do RendaLab pra receber muito mais:

Sem spams, só coisa boa!

Perspectiva Legal

Direitos Reservados

Evite incluir em seu nome marcas ou produtos que possuem direitos reservados. Apesar de raro, pode ser que você enfrente um processo e seja obrigado a mudar de nome e domínio.

Isso pode lhe custar muito caro, além de trazer uma grande complicação perante aqueles que já são seus consumidores.

Bastante trabalho, mas vale a pena!

Ufa! Quantas considerações a se fazer!

Como já dito acima, não é obrigatório que você siga todas essas recomendações à risca. Cabe a você encontrar o equilíbrio entre um nome inteligente e funcional.

O nome do seu negócio/site não é o único fator de sucesso, mas com certeza é um ótimo começo!

Você acrescentaria alguma outra sugestão à essa lista?

Deixe aqui nos comentários.

Um grande abraço!

Bruno Beraldo