RendaLab

Registro de domínio do seu site: um guia simples de como fazer

Você chegou até aqui! Já idealizou o seu negócio ou site, entendeu melhor o seu públicoescreveu no papel a sua Missão e Valores. Gastou muito fio de cabelo pensando em um nome estratégico. É hora de fazer o registro de domínio do seu site.

Não fez nenhum desses passos? Então minha recomendação é que volte um pouco e invista energia e tempo em cada uma das etapas acima. E eu realmente quero dizer investimento. Cada hora de trabalho que você coloca agora, vai lhe poupar dezenas de horas lá na frente. Além de aumentar muito as suas chances de sucesso.

Agora, se você percorreu todos os passos, então eu devo lhe dar os parabéns! Está começando com o pé direito.

O caminho que você já traçou até aqui pode parecer pouco, mas certamente significa muito! Grandes projetos começam com pequenos passos. E você já está nesta jornada!

É hora de dar um passo bastante significativo. É hora de se comprometer com a sua ideia!

Até agora, tudo o que fizemos foi no plano da concepção do seu negócio online. É chegado o momento da primeira ação concreta rumo a implementação do seu sonho: Registro de domínio do seu site.

O que significa Registro de domínio do meu site?

O domínio do seu site é o nome pelo qual as pessoas vão chegar até ele. É aquele endereço que a gente digita no navegador quando quer acessar um site. O domínio do RendaLab, por exemplo, é www.rendalab.com. Mas eu também tomei o cuidado de comprar um outro domínio, que é o www.rendalab.com.br. Com isso, não importa se a pessoa digita o .br no final ou não, ela sempre chegará no RendaLab.

Quanto custa fazer o Registro de domínio?

O investimento para essa etapa será de cerca de R$40,00 por ano para a compra do domínio .com.br (há a possiblidade de desconto na compra de um período maior).

Para compra do domínio .com, o valor é de cerca de U$11,00 por ano.

Muitos sites de hospedagem também disponibilizam o serviço de registro de domínio. Eu não recomendo que você faça isso, visto que a economia será pequena (pode ser até que saia mais caro), e caso você resolva mudar de provedor de hospedagem, terá um trabalho extra para mudar também o seu domínio.

A parte mais difícil é a de encontrar um domínio disponível. Acredito que você já tenha considerado isso quando decidiu pelo nome do seu negócio. Então sobrou a parte mais fácil, que eu vou descrever a seguir como fazer.

Registro de domínio .com.br

Quem administra os registros .com.br é o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI). Isso é feito através do site Registro BR.

Após acessar o site, digite na barra de pesquisa o domínio que você pretende registrar (não é necessário escrever o .com.br):

Em seguida, você será informado sobre quais domínios estão disponíveis para o nome digitado.

A alegria de achar disponível o domínio do nome que você tanto pensou é como ganhar na Mega-Sena… não, peraí….

 

Clique em “Registrar” para iniciar o processo.

Você receberá sugestões de outras opções disponíveis para o seu domínio, como wiki.br ou tv.br. Eu não recomendo que você selecione essas opções menos conhecidas, pois você e seus potenciais clientes terão dificuldade em lembrar e compartilhar o seu site.

Prossiga preenchendo as informações necessárias, como CPF e os dados da sua conta no site Registro BR. Se você não tiver uma conta, basta criar uma agora.

O próximo passo é ler e aceitar os termos do contrato. Verifique se todas as informações estão corretas e clique em “Registrar”.

Após alguns minutos, você receberá a confirmação em seu email e mais informações sobre o pagamento do domínio.

Selecione o período que você deseja o registro de domínio. Há um pequeno desconto se você selecionar períodos maiores que 1 ano, mas como você ainda está começando o seu site, e terá outros gastos para arcar, sugiro que comece com um comprometimento mais curto (dica: deixe para investir na hospedagem (afiliado), pois o desconto é muito maior ). No meu caso, optei por 1 ano.

Prossiga colocando as informações de pagamento.

Pronto! Você acaba de dar o primeiro passo concreto para a construção do seu negócio online!

Está gostando deste texto? Cadastre-se na lista VIP do RendaLab pra receber muito mais:

Sem spams, só coisa boa!

Registro de domínio .com

Se você estiver disposto a investir um pouco mais, sugiro que registre também o domínio .com do seu site. Assim, você garante que qualquer pessoa que digitar o seu site, seja com .com ou .com.br, conseguirá facilmente chegar até você.

O domínio .net também é uma boa opção, mas se estiver na dúvida entre os dois, fique com o .com.

Ter um domínio .com também é importante pois evita que alguém o registre e crie um site para “fisgar” as pessoas que querem acessar o seu site, mas esqueceram de incluir o .br no final do endereço.

Diferente dos domínios .com.br, o domínio .com não é registrado por apenas uma entidade. Diversas empresas podem fazer esse serviço e, como consequência, encontramos diferentes preços à disposição.

Depois de muito pesquisar, achei os melhores preços no site NameCheap (afiliado). Além dos melhores preços, possui um processo muito simples. Foi através deste site que eu registrei o meu domínio, www.rendalab.com, seguindo os passos abaixo:

Digite o seu domínio na barra de pesquisas. É importante que o domínio seja exatamente o mesmo que o registrado no Registro BR (com exceção, é claro, do ‘.br’ no final).

Note que aqui também não há a necessidade de colocar o ‘.com’ no final. Apenas o nome que você deseja registrar.

Você será redirecionado para a página com as opções disponíveis. Certifique-se de que a opção .com esteja disponível. Assim como no caso anterior, utilizar as outras opções não é recomendado (ex.: .online, ou .club).

O próximo passo é escolher o período de registro. Como dito anteriormente, sugiro que comece com um período de 1 ano.

Note que existe a opção para contratação de produtos extras, como o WhoisGuard e o PremiumDNS. Ambos são destinados a usuários mais avançados, e podem ser contratados posteriormente. Logo, não sugiro que gaste com isso neste primeiro momento. (Contratei o WhoisGuard apenas pois estava gratuito durante o primeiro ano)

Assim como no Registro BR, é hora de criar uma conta no site.

Prossiga com as suas informações de pagamento para concluir o processo.

Parabéns, você já registrou os domínios para o seu site!

Agora você já tem a sua identidade na internet!

Mais um passo concluído rumo ao seu negócio online.

Você ficou com alguma dúvida durante o processo? Poste aqui nos comentários que eu farei o possível pra te ajudar.

Um grande abraço!

Bruno Beraldo