RendaLab

Simplificando a Missão, Visão e Valores do seu negócio

Quando falamos de Missão, Visão e Valores do seu negócio, a gente já pensa naquelas frases que não dizem nada e que quase ninguém que trabalha na empresa se lembra. Mas garanto que não é isso que você vai ler abaixo. Continua comigo 🙂

Esses primeiros posts do RendaLab estão seguindo uma certa ordem pra ajudar aqueles que estão começando com uma ideia.

Já falamos sobre os primeiros passos a tomar neste texto aqui: “Por onde começar a sua ideia?”

E também sobre a importância de conhecer e entender quem é o seu público: “Como entender seu público”

A essa altura, você já deve ter uma noção mais detalhada da sua ideia e a quem ela se direciona. O problema é que as vezes nossas ideias mais parecem um quebra-cabeças com várias peças que ainda não sabemos ao certo como se encaixam.

A importância de simplificar

Eu defendo a simplicidade acima de tudo. Acho que quanto mais simples conseguirmos deixar um conceito, mais fácil será das pessoas entenderem e também de nós mesmos nos mantermos alinhados a esse conceito.

Apesar de ter definido a ideia central do RendaLab e entendido um pouco mais sobre qual seria o público, eu ainda sentia uma certa “bagunça de ideias” na minha cabeça.

Então busquei uma forma de simplificar ainda mais minhas ideias. Torná-las tão simples que, sem dificuldades, eu poderia resgatá-las sempre que alguém me perguntasse sobre o site.

Para isso, a primeira coisa que me veio a cabeça foi criar a Missão, Visão e Valores do RendaLab.

Quem já se interessou um pouco mais por adminstração e negócios, sabe que a maioria das empresas criam três definições para guiar seus negócios: a Missão, Visão e os Valores. Grandes empresas chegam a contratar consultorias e levam seus executivos para um retiro de final de semana, com o intuito de chegar a essas três definições.

A ideia até que é bacana, mas o problema é que, na prática, essas frases ficam tão rebuscadas que ninguém consegue captar sua essência. Eu pensei muito se deveria colocar energia nisso e cheguei a conclusão que não era hora de investir tempo e energia com essas definições.

Mas minha vontade de definir mais claramente o que é o RendaLab ainda falava, e muito alto, na minha cabeça.

Foi aí que resolvi fazer esse exercício do meu jeito. E isso significa: do jeito mais simples que eu poderia pensar.

Não importa se ficaria digno de uma grande empresa, não era esse o meu objetivo. O importante era que eu deixasse essas ideias ridiculamente simples. Pra mim mesmo!

Eu queria uma bússola na qual eu pudesse sempre me localizar, e ter a certeza de que minhas ações e decisões estavam de acordo com o que eu havia planejado inicialmente para o RendaLab.

Foi aí que pensei em criar uma Missão simplificada, e 5 adjetivos que pudessem traduzir os Valores do RendaLab.

Missão (simplificada)

Pra chegar na missão, eu consultei o que eu havia definido como Proposta e Discurso e tentei captar a essência destes. Achada a essência, eu fui um passo adiante e tentei enxugar ainda mais a ideia.

Antoine de Saint-Exupéry, famoso escritor e ilustrador francês, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, disse certa vez:

“A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído. A perfeição é alcançada quando não há mais nada a ser retirado.”

E foi com esse princípio que tentei chegar à Missão do RendaLab.

Obviamente que não atingi a perfeição, mas atingi o resultado que eu queria e aqui apresento a vocês a missão do RendaLab:

“Informar, motivar e inspirar pessoas a gerarem renda na internet”

Simples assim. Tão simples que imediatamente depois de finalizada eu já estava com a frase na cabeça. Exatamente o que eu queria!

Visão

Bem resumidamente, a Visão deve definir onde você quer chegar daqui um determinado tempo.

É uma ideia interessante, e vale a pena pensar sobre isso. No entanto, eu cheguei à conclusão de que haviam coisas mais importantes pra pensar agora e me dei ao luxo de pular essa etapa (faz parte da simplificação abrir mão daquilo que não é o mais importante para o momento).

Está gostando deste texto? Cadastre-se na lista VIP do RendaLab pra receber muito mais:

Sem spams, só coisa boa!

Valores (adjetivos)

Certa vez ouvi uma entrevista com Chip Conley, diretor mundial de hospitalidade do Airbnb. Nesta entrevista ele explicou a diferença entre um bom hotel e um hotel inesquecível.

Os melhores hotéis são aqueles que conseguem traduzir a essência do seu público alvo e aplicá-la em tudo o que fazem. Pra captar essa essência, ele sugere definir 5 adjetivos que traduzem o seu público, e garantir que essas qualidades estejam presentes em todos os aspectos do negócio.

Eu adaptei essa ideia para o RendaLab, e defini os 5 adjetivos, ou valores, que eu quero que estejam presentes em tudo o que está relacionado ao RendaLab. São eles:

  • Confiável: Transparência e sinceridade em tudo;
  • Relevante: Conteúdo de qualidade;
  • Descomplicado: Mais simples é melhor. Conteúdo didático;
  • Pessoal: Vínculo com leitores e com a comunidade à volta do RendaLab;
  • Motivador: Ser a referência de que é possível gerar renda na internet;

Pronto!

Finalmente agora eu tenho a bússola que eu preciso pra me ajudar a tomar as melhores decisões e gerar o melhor conteúdo para o RendaLab.

Agora, a cada decisão e conteúdo que eu crio, eu posso sempre conferir se estou seguindo aquilo que havia definido como a missão e os valores do RendaLab.

Que tal fazer esse exercício com o seu projeto?

Bruno Beraldo

  • Rodrigo Pancine

    Parabéns pelo projeto Brunão! Conteúdo tá muito bom!

    • Valeu pela força Rodrigão!
      Muito sucesso e um grande abraço!