RendaLab

Faça certo na hora de promover o conteúdo do seu site

Se você tem um site ou blog, você certamente já se deparou com a seguinte situação: Você acaba de postar um conteúdo muito legal, que levou muito tempo pra ser preparado, tem potencial para ajudar muitas pessoas, com qualidade muito superior à média dos conteúdos disponíveis sobre aquele determinado assunto.

No entanto, esse conteúdo não é visto por quase ninguém.

Conhece essa história? Eu acho que sim né?

Possivelmente, o que você precisa é entender como promover o seu conteúdo.

Vamos comigo que eu posso te ajudar com isso.

A importância de promover o conteúdo do seu site

Hoje em dia, ouve-se muito a máxima: “O conteúdo é o rei”. Lê-se em todos os cantos da internet que pra você aumentar a sua audiência, basta criar um conteúdo excelente que ela virá.

Hmmmm, quem já tem um site há algum tempo, sabe que a história não é bem assim…

É claro que ter um conteúdo excelente é essencial para que as pessoas gostem do seu site, voltem a acessá-lo e até compartilhem com seus amigos.

No entanto, achar que só isso basta pra que, naturalmente, o seu site comece a ser visitado por mais e mais pessoas, é um grande engano.

A verdade é que no começo, seu conteúdo é colocado no vácuo, e pessoas não vão no vácuo procurar pelo seu conteúdo. Elas confiam que as conexões e pares que elas possuem possam indicá-las os melhores lugares para acharem o que estão procurando.

Ou então, que o Google faça esse trabalho para elas.

O problema é que o Google também não conhece muito bem o seu site. O que significa que ele provavelmente vai pensar várias vezes antes de recomendar o seu belo trabalho para alguém.

Logo, para que o seu conteúdo viva o real potencial que ele tem você precisa fazer com que ele chegue até as pessoas.

Tipos de promoção

Aqui vai uma lista de ideias para você usar ao promover o seu conteúdo.

Redes sociais

Nenhuma novidade, certo?

As redes sociais são muito importantes para que o seu conteúdo chegue até os potenciais interessados. Além disso, elas possuem a habilidade de atrair e reter audiência. Uma vez que as pessoas curtem o seu conteúdo, elas continuarão recebendo novidades sobre você.

Promova o seu conteúdo não só com a lista de pessoas que estão ligadas a você, mas procure grupos e comunidades que possuem interesse em comum e divulgue seus materiais.

Estimule a troca de ideias e se mantenha engajado com essas comunidades. Faça perguntas ou provocações referentes ao material que você está divulgando.

Sempre que alguém deixar um comentário, certifique-se de corresponder ao comentário – de preferência acrescentando alguma informação relevante. Caso não seja possível, deixe pelo menos um agradecimento.

Busque entender quais redes sociais fazem mais sentido para o seu conteúdo. Não adianta atacar Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Snapchat, LinkedIn e mais 15 redes sociais ao mesmo tempo. Cada rede social tem o seu perfil e foco. Entenda em quais delas está o seu público, e foque em estratégias específicas para estas (fique de olho aqui no RendaLab que em breve eu lançarei um texto sobre o perfil de cada rede social).

Email Marketing

Jamais subestime o poder do e-mail marketing.

Com ele você pode estabelecer uma relação ainda mais próxima com os seus leitores e quem sabe até segmentá-los para que mande apenas os conteúdos mais relevantes para cada segmento.

Exemplo: O RendaLab possui leitores que ainda não tem site, e leitores que já possuem site há algum tempo. Talvez alguns dos meus textos seja de interesse de apenas um desses grupos, então eu posso usar o e-mail marketing para focar a divulgação apenas para o grupo interessado. A vantagem dessa abordagem é que você diminui as chances de ter pessoas deixando de participar da sua lista de emails e conteúdos.

Links

Internos

Tratam-se de links dentro do seu próprio site que apontam para conteúdos relacionados. Eles ajudam a divulgar seus conteúdos dentro de outras partes do seu site, complementando a experiência da sua audiência e ajudando a aumentar os ranqueamento dos seus conteúdos nos buscadores.

Externos

Quando outros sites fazem um link para o seu site.

Links externos aumentam a visibilidade do seu site para além do alcance da sua audiência e influenciam bastante no seu ranqueamento com buscadores.

Uma das melhores estratégias para você divulgar o seu conteúdo, no entanto, é uma das mais difíceis e demoradas de se construir.

Favoritos Sociais

Sites que disponibilizam listas de sites favoritos em cada assunto e ajudam usuários a encontrar recursos sobre determinados temas. Não são muito eficazes, mas também não são de se descartar. Como exemplo, temos sites como: Reddit, Digg e StumbleUpon.

Anúncios Pagos

Os mais comuns são o Google Adwords e o Facebook Ads. São muito rápidos em trazer audiência para o seu site. No entanto, assim que você parar de colocar dinheiro nos anúncios, o tráfego que vem dessas fontes também para.

Por isso, devem ser encarados como estratégias de curto prazo.

Certifique-se de que seu conteúdo está preparado para ser promovido

Todas as dicas acima vão por água abaixo se o seu conteúdo se ele não estiver preparado para ser promovido e receber a sua potencial audiência.

Por isso eu criei um pdf que vai direto ao ponto: Preparando o seu conteúdo para ser divulgado.

Informe o seu email abaixo e receba esse conteúdo:

Receba em seu email o pdf: “Preparando o seu conteúdo para ser divulgado”

Grande abraço!

Bruno Beraldo