RendaLab

Saiba como hospedar um site de forma simples e rápida

Para lançar o seu site na internet, você precisa ter um domínio e contratar um serviço de hospedagem. As duas etapas são simples e podem ser feitas por você mesmo. Eu ensinei como registrar o domínio para o seu site, e agora, vou lhe mostrar como hospedar um site. Siga esses simples passos detalhados para ter seu negócio online em minutos!

Sobre o serviço de Hospedagem

A hospedagem nada mais é do que o servidor onde ficarão os arquivos do seu site. Logo, ela é fundamental para a existência do seu negócio.

Por isso, é importante contratar um serviço de qualidade nessa hora. Isso irá garantir que o seu site fique sempre no ar e disponível para todos aqueles que quiserem acessá-lo.

Existem diversas empresas de hospedagem, com as mais variadas faixas de preço e qualidade de serviço.

Depois de pesquisar bastante e testar algumas delas (tendo sérios problemas com a última que contratei), optei por usar o Hostgator (afiliado) nos meus sites.

O serviço é ótimo, fácil de usar e permite a instalação do WordPress com apenas 1 clique. Além disso, o preço é muito bom.

Se quiser conferir os detalhes, basta clicar no link abaixo:

Clique aqui para conferir os detalhes do Hostgator (afiliado)

Os passos abaixo foram realizados no site do Hostgator, no entanto, eles valem pra qualquer serviço de hospedagem.

Então, não há problema algum se você optar por usar outra empresa para hospedar o seu site. Basta procurar os locais onde você pode seguir os passos abaixo no site do seu provedor de hospedagem.

(Vale lembrar que você não pagará nada a mais caso clique nos links afiliados deste manual)

Como hospedar um site: Comprando a hospedagem

Comprar o serviço de hospedagem é muito simples. Novamente, se você escolher uma outra empresa, os passos serão bem parecidos.

Clique em “Get Started Now” para começar:

Você será redirecionado para a página com as opções de planos. Se você já sabe o que precisa, vá em frente e escolha o plano que melhor lhe atende.

Caso contrário, sugiro que escolha o plano básico, à esquerda. Ele é o suficiente para novos sites. Além disso, você pode alterar o seu plano posteriormente se achar melhor.

Se você comprou o seu domínio separadamente (recomendado), clique em “I already own this domain” e informe o seu domínio.

(Caso ainda não tenha comprado o seu domínio, confira esse artigo para te ajudar: Registrando o domínio do seu site)

No próximo passo você deve escolher qual o período que você deseja contratar. Quanto maior o período, maior o desconto por mês. Vale lembrar também que os preços exibidos são para novos clientes. Atenção: O preço exibido por mês é apenas informacional. O pagamento será feito em uma única parcela para o período selecionado.

Digite o nome de usuário que você quer usar, e uma senha de segurança de 4 a 8 dígitos. Depois, preencha seus dados e informações de pagamento. É necessário um cartão internacional, ou uma conta no PayPal para realizar o pagamento.

Minha sugestão é que você desmarque os serviços adicionais oferecidos na imagem acima. Além de encarecerem bastante o preço final, não são serviços tão essenciais para quem está iniciando. Novamente, se você mudar de ideias mais tarde, poderá contratá-los a parte.

Dica de ouro!

Aqui vai uma dica de ouro pra você economizar na contratação da sua hospedagem. Alguns provedores fazem uma condição especial para aqueles usuários que dão indícios que vão sair do site sem fechar um plano. Para isso, tente arrastar o mouse da página até a barra de endereços do seu navegador (do ponto A ao ponto B na imagem acima). Isso vai disparar uma tela especial de desconto, como abaixo:

Essa promoção não é garantida, mas vale a pena tentar né? Por favor, me avise caso ela não esteja mais no ar, assim eu posso atualizar esse post 🙂

Ah, se você conseguiu essa página, não mexa no código de cupom de desconto que foi adicionado, uma vez que é ele que vai lhe garantir o desconto especial. O desconto só é válido se você fechar o plano para 3 anos.

Pronto! Sua hospedagem está comprada e você receberá um email em breve com os detalhes da sua conta.

Como fazer a configuração inicial

Agora que você já tem a hospedagem do seu site, o que você precisa fazer é associar o seu domínio (o endereço do seu site) com o servidor onde o seu site está hospedado.

Esse processo é bem simples e está descrito abaixo. Porém, antes de iniciar, você precisa saber os endereços DNS do seu serviço de hospedagem.

Não há motivos para se assustar, vamos lá ?

Acesse o Painel de Controle do seu Hostgator e anote os endereços de DNS da sua conta:

Copie os dois endereços exibidos. Esses são os endereços de DNS do seu serviço de hospedagem. Você precisará desses valores para os passos abaixo.

Configuração Registro.br

Se você comprou o seu domínio no site Registro.br, basta acessar sua conta, clicar em “Domínios” e, em seguida, selecionar o seu domínio nas lista a seguir:

Vá para a seção “DNS” e clique “Alterar servidores DNS”. Em seguida, clique em “Informar servidores DNS”

Agora, cole os dois endereços de DNS do seu serviço de hospedagem (aqueles que você copiou no passo anterior):

Não se esqueça de clicar em “Salvar Dados”. Pronto, basta aguardar um prazo máximo de duas horas e você já conseguirá acessar o seu servidor quando digitar o seu endereço no navegador.

Está gostando deste texto? Cadastre-se na lista VIP do RendaLab pra receber muito mais:

Sem spams, só coisa boa!

Configuração NameCheap

Se você resolveu comprar um registro .com também, o processo para atualizar as informações de DNS é bem parecido com o descrito acima.

Acesse sua conta no NameCheap e selecione “Manage” para o seu site:

Na linha “NameServers”, selecione “Custom DNS” e cole aqueles valores que você copiou do seu painel do Bluehost. Lembre de clicar no “V” para confirmar a atualização:

Feito! Em no máximo duas horas, seu domínio internacional já estará apontando para o seu servidor de hospedagem.

E se eu comprei mais de um domínio?

Se você comprou dois ou mais domínios e quer que todos eles apontem para o mesmo local, basta acessar o Painel de Controle da sua conta Hostgator, e clicar em “Aliases” dentro da sessão “Domains”:

Digite o outro endereço do seu site (que será redirecionado para o site principal) como abaixo e clique em “Add Domain”:

Feito isso, é hora de redirecionar o domínio que acabamos de incluir. Acesse a página “Redirects”, na sessão “Domains”:

Adicione um redirecionamento do tipo 301 (Permanente), selecione o seu endereço secundário na caixa de seleção, digite o seu endereço principal (com o http://) no campo “Redirects to” e selecione “Redirect with or without www”, para incluir o redirecionamento mesmo quando o usuário não digitar o “www”. Clique em “Add” para finalizar.

Parabéns! Agora você já sabe como hospedar um site e já tem o seu domínio e hospedagem configurados.

Teve alguma dificuldade? Está com problemas em alguns dos passos? Deixe um comentário que eu farei o possível para te ajudar.

Grande abraço!

Bruno Beraldo